3 fatores emocionais que influenciam na alteração da glicemia

A conexão entre a mente e o corpo explica como nossas emoções afetam o…

Você sabia que fatores emocionais podem influenciar os níveis de glicose no sangue? A conexão entre a mente e o corpo explica como nossas emoções afetam o funcionamento do organismo. A glicose é essencial para várias funções, mas quando não está equilibrada, pode causar complicações, como o diabetes. Neste conteúdo, vamos destacar alguns fatores emocionais que impactam a glicemia e como evitar esse desequilíbrio.

Estresse

O estresse, por si só, não é um vilão. Ele é responsável por emitir um sinal para o nosso corpo de que alguma situação é ameaçadora ou que representa algum risco à nossa integridade. O ideal é conseguir identificar quais são as situações que oferecem algum perigo real, para evitar que o corpo fique em vigília constante e sinta os efeitos dessa pressão. Altos níveis de estresse podem aumentar ou diminuir a glicemia, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Raiva

A raiva é um sentimento inerente à existência humana. Porém, assim como ocorre com outras emoções, é preciso saber lidar com essa reação diante das adversidades. Viver com raiva o tempo todo piora a ansiedade e outras condições psicológicas, pois a pessoa afetada costuma ficar em vigilância, esperando que coisas negativas aconteçam. Esse comportamento aumenta os níveis de cortisol no organismo, fazendo com que a insulina não consiga exercer suas funções e, consequentemente, há um aumento da glicose.

Esgotamento mental

Pode surgir em resposta a longos períodos de convivência com os dois fatores emocionais citados anteriormente, ou por uma longa exposição a situações conflitantes. É como se a mente não conseguisse mais dar conta de processar tantos eventos adversos dentro de um espaço curto de tempo. Esse tipo de situação gera instabilidade emocional e desregulação hormonal, o que contribui para o desequilíbrio dos níveis glicêmicos.

Para controlar a glicemia, é essencial adotar uma alimentação equilibrada, evitar excessos de açúcar e carboidratos, e praticar exercícios físicos. No entanto, cuidar da saúde mental e dos fatores emocionais é igualmente importante, pois as emoções podem afetar o metabolismo e alterar os níveis de glicose no sangue. Assim, manter um estilo de vida saudável e equilibrado contribui para o bom funcionamento do organismo e para a estabilidade dos processos internos.

Fonte: https://www.unimedcampinas.com.br/blog/saude-emocional/5-fatores-emocionais-que-influenciam-na-alteracao-da-glicemia

Compartilhe

Você também pode gostar de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *