A diabetes durante o período gestacional caracteriza um importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes do tipo II ao final da gravidez.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) a diabetes é considerada o terceiro fator de risco para os eventos cardiovasculares, como por exemplo: infarto e AVC.
Além disso, a revista DIABETOLOGIA, publicou no ano de março de 2019 um estudo que referia que, no caso de mulheres que desenvolvem diabetes gestacional, essas têm um risco duas vezes maior de complicações a nível cardiovasculares futuros.
Em suma, ainda de acordo com a pesquisa, o risco segue aumentando mesmo em mulheres que não desenvolvem diabetes tipo 2 ao final da gravidez. Além disso, durante a primeira década pós-parto, a diabetes gestacional conferiu um risco de 2,3 vezes maior de eventos cardiovasculares.
A presença de diabetes no período gravídico também aumenta a probabilidade de a gestante desenvolver coágulos, o que é outro fator de risco para o AVC.
Portanto, é preciso manter um estilo de vida saudável antes e durante a gestação, a fim de minimizar o risco de diabetes gestacional.