Comer uma fruta ou tomar um suco de fruta, qual é a melhor opção? – Diário do Diabetes
Alimentação Saudável

Comer uma fruta ou tomar um suco de fruta, qual é a melhor opção?

  O consumo da fruta in natura, sobretudo, se tratando das berries (frutas vermelhas), uvas, maçãs e bananas, associou-se com um risco minimizado de diabetes do tipo 2. Enquanto, o maior consumo de suco de frutas associou-se a um risco aumentado de ter a doença. 

 Precisamos lembrar que as frutas in natura incluem aspectos nutricionais adicionais em relação ao suco, como por exemplo, a presença de fibras, essas as quais auxiliam no controle do nível glicêmico e na saciedade. Em contrapartida, o uso, devido ao seu processamento pode resultar em perda de nutrientes e concentrações maiores de quantidade de carboidratos (frutose) devido ao uso de mais de uma fruta.  

 A maçã, uva e banana são facilmente encontradas no Brasil, assim como as berries que podem ser representada através do nosso açaí. Entretanto, ao falarmos de uma alimentação saudável, é preciso lembrar que devemos variar o consumo de frutas, para atender a demanda de nutrientes e vitaminas do nosso corpo, que variam de acordo com idade e sexo, e, por mais que deva seguir um plano alimentar individualizado, o Ministério da Saúde preconiza para a população brasileira o consumo de pelo menos 03 porções de frutas por dia.

Deixar um Comentário