RECOMENDAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA AQUELES QUE CONVIVEM COM O DIABETES – Diário do Diabetes
Bem Estar

RECOMENDAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA AQUELES QUE CONVIVEM COM O DIABETES

  As crianças e adolescentes que convivem com o diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2, ou, pré-diabetes, devem participar de 60 min/dia ou mais de atividade aeróbica de intensidade moderada ou vigorosa, com atividades voltadas para o fortalecimento muscular e ósseo, por pelo menos 3 dias/semana.

Em relação aos pacientes adultos, esses devem realizar exercícios físicos por pelo menos 150min/semana, abrangendo atividades físicas aeróbica de moderada a vigorosa intensidade (50 a 70-80% da frequência cardíaca máxima), pelo menos 3 dias/semana.

No caso de indivíduos mais jovens e com melhor condicionamento físico, a duração de no mínimo 75 minutos/semana de intensidade vigorosa ou treinamento com intervalo, podem ser suficientes. Quando não houver contra-indicações, os pacientes devem executar treino de resistência 2-3x por semana em dia não consecutivos.

Ademais, é recomendado a redução do tempo “sedentário”, especialmente com intervalos na atividade sentada (interrompida pelo menos a cada 30 minutos). Agora, tratando-se referente a faixa etária idosa que convive com o diabetes, os treinamentos indicados são aqueles que estimulam a flexibilidade e equilíbrio, devendo ser feita de 2 a 3 vezes/semana. O yoga e o tai chi pode ser incluídos, de acordo com as preferências individuais do idoso, cuja finalidade é aumentar a flexibilidade, força muscular e equilíbrio.

REFERÊNCIA:

  1. American Diabetes Association. Standards of Medical Care in diabetes 2020. Facilitating Behavior Change and Well-being to Improve Health Outcomes: Standards of Medical Care in Diabetes 2020. Diabetes Care 2020;43(Suppl. 1):S48–S65 | https://doi.org/10.2337/dc20-S005.

 

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