Em nossa sociedade Brasileira há mais de 16 milhões de pessoas convivendo com o diabetes, sendo essa uma das principais doenças crônicas não transmissíveis no mundo. Um dos desafios para o paciente é o desconhecimento da população sobre a condição de saúde, já que, muitos não sabem como agir em casos de presenciar alguém com baixo nível de glicose no sangue, chamado de hipoglicemia, ou, o aumento do nível de açúcar na corrente sanguínea, denominado hiperglicemia.
Diante disso, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), sugere que quem tem a doença ande sempre com um cartão de informação. Por meio dele, todos saberão que a pessoa tem diabetes e poderão agir com mais segurança na ocorrência de emergências citadas. O cartão deve descrever dados pessoais, alertando sobre o que deve ser feito, especialmente nos casos de hipoglicemia, onde pode haver perda da consciência.
O modelo de cartão encontra-se disponível tanto no formato digital, quanto no formato de impressão, para acessá-lo, clique no link abaixo:
Cartão no formato digital: https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Cartao_Identificacao_Pessoa_com_Diabetes_02.jpg
Cartão no formato de impressão: https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Cartao_Identificacao_Pessoa_com_Diabetes_02_Impressao.pdf
E aí, nos conte abaixo, você já conhecia esse cartão de identificação? O que achou?