Atividades físicas para portadores de diabetes: por que fazer e por onde começar | Diário do Diabetes
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Atividades físicas para portadores de diabetes: por que fazer e por onde começar

Saiba quais são os benefícios da atividade física para portadores de diabetes e veja algumas dicas para quem quer começar a se mexer!

Diabetes e qualidade de vida são duas coisas que podem andar juntas, sim.! Para isso, é preciso apenas ter alguns cuidados com a saúde, como manter uma alimentação equilibrada, fazer acompanhamento médico constante, controlar as taxas glicêmicas e praticar a atividades físicas regularmente. Os benefícios dos exercícios físicos para portadores de diabetes são inúmeros.

Além de auxiliar na perda de peso, a prática regular de atividades físicas é capaz de diminuir os níveis de açúcar no sangue, melhorar a capacidade dos músculos de captar a glicose, estimular a produção de insulina e aumentar a capacidade das células em relação a esse hormônio. Todas essas mudanças que a prática de exercícios gera no organismo podem até mesmo diminuir a necessidade do portador de diabetes fazer uso de certos medicamentos.

Sugestões de atividades físicas para portadores de diabetes
O ideal é que os exercícios físicos para pessoas com diabetes sejam mistos, com atividades aeróbicas e de resistência (anaeróbicas). Isso porque, enquanto o primeiro tipo reduz rapidamente o nível de glicose no sangue e trabalha o sistema cardiovascular, o segundo mantém a glicemia baixa por mais tempo e desenvolve os músculos, que consomem o açúcar presente no organismo.

Desde que o portador de diabetes tenha a glicemia abaixo de 250 mg/dl, é possível praticar qualquer tipo de atividade física regular. É indicado apenas que as pessoas que tenham retinopatia diabética ou estejam com feridas nos pés evitem modalidades esportivas com saltos ou as lutas.

Para quem tem lesões nos pés, que ocorrem em alguns casos, – especialmente quando não há o controle adequado da glicemia -, é possível pedalar e fazer exercícios na água, como hidroginástica ou natação.

Outras atividades recomendadas quando não há complicações provocadas pelo diabetes são:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Musculação;
  • Aulas de dança;
  • Pilates.

Dicas para quem vai começar: Preste atenção em algumas dicas para praticar exercícios físicos com segurança!

  • Antes de iniciar a atividade física, faça um teste de glicemia;
  • Procure um profissional de educação física especializado acompanhamento de pessoas portadoras de diabetes;
  • Comece devagar e vá aumentando aos poucos a intensidade do exercício;
  • Treine sempre no mesmo horário, pois isso ajuda a evitar oscilações da glicemia;
  • Cuide dos seus pés: use calçados confortáveis e examine os pés depois do treino. Se houver alguma ferida, é melhor esperar para voltar a praticar o exercício;
  • Se precisar de uma motivação a mais, chame a família ou um amigo para se exercitar junto com você.
  • Procure evitar de se exercitar nos horários de pico das insulinas. Seu médico e/ou educador físico poderão lhe orientar sobre o tema.

Mas lembre-se: se você tem diabetes, em primeiro lugar é importante conversar com o seu médico endocrinologista antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, especialmente se está sedentário há algum tempo.

É provável que ele faça um teste ergométrico para definir os limites da atividade física no seu caso. Seu médico poderá indicar os melhores exercícios físicos e dar as orientações específicas e necessárias para começar.

Também é recomendado fazer uma visita ao oftalmologista, pois pessoas com retinopatia diabética moderada ou grave não devem praticar exercícios de resistência.

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