Controle do diabetes por meio do aparelho medidor de glicemia: por que é tão importante? | Diário do Diabetes
Bem Estar Dia a dia

Controle do diabetes por meio do aparelho medidor de glicemia: por que é tão importante?

O controle do diabetes pode ficar muito mais fácil com o uso de um glicosímetro, aparelho específico para o monitoramento de glicemia.

Se você é portador de diabetes ou convive com um, sabe como é importante o controle do diabetes para manter uma boa qualidade de vida e prevenir complicações. O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o nosso organismo não produz insulina suficiente ou não utiliza de forma adequada esse hormônio, que é responsável por metabolizar a glicose presente no sangue para que ela seja usada como energia.

O resultado dessa insuficiência ou uso ineficaz da insulina são altas ou baixas taxas de açúcar no sangue (respectivamente chamadas de hiperglicemia e hipoglicemia). Se não for corretamente controlado, o diabetes pode causar problemas cardíacos, circulatórios, oculares, renais e neurológicos. Portadores de diabetes têm mais chances de sofrer um infarto ou um acidente vascular cerebral.

A importância do controle do diabetes para a qualidade de vida

As chamadas complicações crônicas do diabetes podem ser evitadas através de um bom controle glicêmico fazendo com que se tenha uma ótima qualidade de vida.

Algumas atitudes são fundamentais para ajudar o portador de diabetes a cumprir esse objetivo:

Alimentação saudável: manter uma alimentação balanceada, evitando alimentos ricos em carboidratos simples (açúcares e doces) e gorduras, é essencial para o controle do diabetes. Se estiver acima do seu peso ideal, perder alguns quilos pode ajudar bastante;

Atividades físicas: quando você se mexe, o seu corpo usa o açúcar mais rapidamente. Por isso praticar uma atividade física é importante para quem tem diabetes. Mas, principalmente se estiver em uma fase mais sedentária e for começar a se exercitar, não esqueça de falar com o seu médico antes;

Acompanhamento médico: visitar seu médico regularmente é fundamental para o controle do diabetes e para que você tenha todas as informações necessárias para promover mudanças na sua rotina;

Automonitoramento: você pode fazer a medição da sua taxa glicêmica, por meio de aparelhos específicos, chamados glicosímetros ou monitores de glicemia.

O uso de monitor de glicemia para o automonitoramento
Desenvolvidos para facilitar o controle da taxa glicêmica de quem tem diabetes, seja pelo médico ou pelo próprio paciente, os monitores de glicemia (glicosímetros) permitem fazer essa medição com apenas uma gotinha de sangue, a qualquer hora. Dessa forma, esses aparelhos facilitam bastante o automonitoramento. O seu médico passará as orientações necessárias, mas, de maneira geral, vale seguir as seguintes dicas:

  • Faça os testes com o glicosímetro em jejum, antes de se alimentar, duas horas depois de comer, antes e depois de praticar atividades físicas e sempre que desconfiar de hipo ou hiperglicemia;
  • Tenha um diário para registrar sua taxa glicêmica e sua rotina. Anote tudo o que você comeu e se praticou atividades físicas. Essas informações ajudarão você e o seu médico a definir ações para melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e prevenir complicações.
    A utilização dos softwares a aplicativos de celulares, hoje disponíveis aos usuários e profissionais de saúde, são excelentes aliados na busca do controle glicêmico e podem, na maioria das vezes, substituir as anotações, trazendo muito mais conteúdo, dicas e soluções para o tratamento;
  • Não se preocupe se tiver dificuldades para fazer a medição da glicemia com o novo aparelho. Depois que você se acostumar, verá que o automonitoramento é uma forma muito prática de fazer o controle do diabetes.

O Sistema de Monitoramento de Glicose Sanguínea GlucoLeader™ ajuda no controle do diabetes. Ele pode ser usado tanto pelo seu médico, quanto pelo paciente. Com tecnologia de ponta, ele é capaz de mostrar o resultado do teste com precisão em apenas 5 segundos.

Deixar um Comentário