Outubro Rosa: cuidar-se nunca é demais | Diário do Diabetes
Bem Estar Dia a dia

Outubro Rosa:
cuidar-se nunca é demais

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nós do Diário do Diabetes separamos algumas informações sobre como identificar os sintomas, como fazer o auto teste e como diminuir o risco da doença. Veja a seguir:

CAUSAS E PREVENÇÃO

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, entre eles: fatores endócrinos, fatores comportamentais e ambientais, fatores genéticos e ou hereditários. Devido a multiplicidade de causas relacionados ao surgimento da doença, a prevenção do câncer de mama não é 100% possível, mas de modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física constante é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama (fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA).

Manter um estilo de vida saudável é um dos passos para evitar a doença. Fazer uma dieta balanceada, rica em vegetais, evitar o consumo de gorduras de origem animal, manter o controle do peso, fazer atividade física, abster-se do álcool e tabaco, bem como evitar o estresse são medidas que se mostraram eficazes para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer. A amamentação também é considerada como um fator protetor.

mamografia é outra prática importante quando o assunto é câncer de mama. Esse exame favorece o diagnóstico precoce e, por consequência, uma significativa elevação nas taxas de cura. Assim sugere-se a realização do exame de mamografia de maneira regular (anualmente) a partir dos 40 anos de idade. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.


SINTOMAS

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
  • Saída de líquido anormal das mamas.


COMO REALIZAR O AUTO TESTE

 

 

Observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles.

 

 

 

Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

 

 

Com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento.

Faça o mesmo com a outra mama. ​

 

O autoconhecimento faz parte do processo de prevenção. Cuide-se, previna-se o ano inteiro.

#outubrorosa #cancerdemama #prevenção #cuidado #mulheres

 

Deixar um Comentário