Você sabe qual a relação da vitamina B12 com o diabetes? | Diário do Diabetes
Alimentação Saudável Bem Estar Dia a dia

Você sabe qual a relação da vitamina B12 com o diabetes?

Muitos talvez não saibam, mas os diabéticos podem apresentar uma certa deficiência da vitamina B12 no organismo. Esse nutriente está ligado diretamente na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e é fundamental para o bom desempenho dos nervos e do cérebro. A ausência dessa vitamina no organismo está relacionada à demência, neuropatia e anemia.

É muito importante o acompanhamento dos níveis de vitamina B12, através de exames periódicos que devem ser solicitados pelo seu endocrinologista. A carência do nutriente pode ser solucionada através da ingestão de suplementos ou uma nova dieta balanceada e rica em vitamina B12. Aqui no diário daremos dicas de alimentos que contém o nutriente.

Essa deficiência pode ser mais comum no paciente com diabete tipo 1, isso se deve porque o sistema imunológico destrói as células do estômago, que por sua vez, são responsáveis por produzir uma proteína que se une ao nutriente e permite a sua absorção. Sem essa proteína, a vitamina B12 não é consumida pelo organismo de forma correta.

Nos pacientes com diabetes tipo 2, a deficiência de vitamina B12 é causada pelo uso do medicamento metformina, bastante utilizado para tratar a resistência à insulina e controlar os níveis de açúcar no sangue, e um dos efeitos colaterais desse medicamento é diminuição da absorção da vitamina B12 pelo organismo. Porém, é importante enfatizar que não se deve interromper o uso da metformina. Como dito no começo desse texto, é indicado a realização exames periódicos e ingerir os alimentos e suplementos indicados pelo seu médico.

Listamos pra você alguns uma lista de alimentos de contém a vitamina B12

A tabela a seguir mostra a quantidade de vitamina B12 em 100 g de cada alimento

Deixar um Comentário