Diabetes é uma condição que leva a níveis elevados…
Diabetes é uma condição que leva a níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue. Os tipos mais conhecidos são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. Também é comum ouvir falar em “diabetes emocional”. Mas será que isso realmente existe?
Rodrigo Nunes Lamounier, endocrinologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que essa é uma questão complexa. “Na classificação etiológica do diabetes, o chamado ‘diabetes emocional’ não existe. Não há um CID ou uma definição oficial para essa condição”, afirma.
O CID (Classificação Internacional de Doenças) é um sistema de códigos criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para padronizar a linguagem médica em todo o mundo.
“Por outro lado, se você perguntar a pessoas com diabetes se a glicose se altera em momentos de estresse ou emoções intensas, a maioria vai dizer que sim”, observa o médico.
Ele comenta que dados de monitoramento contínuo de glicose mostram aumentos nos níveis durante eventos emocionalmente intensos, como um assalto, por exemplo. “Existe uma base científica consistente para afirmar que o estado emocional pode, sim, influenciar os níveis de glicose”, reforça.
No entanto, é importante destacar que influenciar não é o mesmo que causar. O desenvolvimento do diabetes envolve vários fatores. O tipo 1 tem origem genética, enquanto o tipo 2 está geralmente associado ao excesso de peso, sedentarismo e envelhecimento.
Por isso, o endocrinologista destaca que um dos principais pilares para o controle do diabetes — independentemente do tipo ou dos fatores envolvidos — é a motivação para mudar o estilo de vida. “A grande questão no tratamento é encontrar essa motivação para o autocuidado. Esse, sim, é um grande desafio”, conclui.
fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-cronicas/diabetes/diabetes-emocional-realmente-existe-entenda/