Álcool x Diabetes: quais os cuidados necessários? | Diário do Diabetes
Bem Estar Diabetes

Álcool x Diabetes: quais os cuidados necessários?

Quem tem diabetes sabe que hábitos saudáveis são essenciais para uma boa qualidade de vida e controle da doença. Seguir uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, fazer um acompanhamento médico regular e monitorar a glicemia são fatores-chave para manter o diabetes sob controle. Mas, e quanto ao consumo de bebidas alcoólicas? Quais os cuidados necessários que o portador de diabetes precisa tomar?

Essa pergunta não tem uma resposta única, pois a liberdade para o consumo de álcool dependerá de cada caso. Portadores de diabetes que mantém a glicemia sob controle podem consumir bebidas alcoólicas, com moderação! Para isso, é fundamental fazer o acompanhamento médico e o automonitoramento. Neste artigo vamos falar um pouco sobre consumo de álcool e diabetes, sobretudo com os cuidados que devem ser tomados se você aprecia um bom vinho ou gosta daquela cervejinha no fim de semana.

Relação entre consumo de álcool e diabetes
Quando consumimos bebidas alcoólicas, o álcool chega rapidamente à corrente sanguínea e, então, ao fígado, que tem a capacidade de metabolizar cerca de um uma dose por hora – entenda uma dose como uma lata de cerveja (360ml), uma taça de vinho (100ml) ou de destilado (40ml). Ao consumirmos bebidas em excesso, parte do álcool permanece no sangue e causa aqueles efeitos que conhecemos: tontura, euforia, aceleração e desinibição. Quando em excesso, o álcool pode acelerar o ritmo dos batimentos cardíacos e a frequência da respiração, trazer problemas de movimento e equilíbrio – e, em casos extremos, pode levar à perda de consciência e trazer consequências graves.

O fígado é o órgão responsável por metabolizar o álcool ingerido e, também, responsável por controlar o nível de açúcar que circula no nosso sangue. Quando uma pessoa com diabetes exagera na bebida, o fígado “se divide” entre regular a glicemia e metabolizar o excesso de álcool. O resultado é a queda brusca dos níveis de taxa glicêmica, o que aumenta os riscos de hipoglicemia. Por isso, quando se trata de consumo de álcool e diabetes, é importante ter muita moderação e responsabilidade.

Quanto é possível beber?
De maneira geral, se você possui o diabetes sob controle e não tem complicações que podem piorar com o consumo de álcool, como pressão alta, por exemplo, é possível beber ocasionalmente. Para as mulheres, a quantidade máxima recomendada é de uma dose por dia e, para os homens, até duas doses com intervalo.

Cuidados no consumo de álcool
Por mais que você esteja controlando bem a glicemia, é fundamental tomar alguns cuidados adicionais antes de ingerir bebidas alcoólicas, entre eles:
• Nunca beber com o estômago vazio ou com a glicemia baixa;
• Beber devagar e respeitar a quantidade máxima recomendada;
• Medir a glicemia antes, durante e depois de beber;
• Tomar água junto com a bebida alcoólica, para manter-se hidratado;
• Não praticar exercícios físicos se for beber, pois tanto a atividade física quanto o álcool favorecem a ocorrência de hipoglicemia;
• Não dirigir depois de beber.

O consumo de álcool para portadores de diabetes, portanto, não é proibido, mas é fundamental redobrar o cuidado e a responsabilidade se você é diabético e costuma beber. Vale ressaltar que o seu médico é a pessoa mais indicada para dizer se você pode consumir bebidas alcoólicas de vez em quando. Ele conhece o seu histórico melhor do que ninguém e poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de passar as orientações necessárias em relação aos ajustes da medicação. Caso seu médico permita aquela tacinha para ocasiões especiais, não esqueça de tomar os cuidados acima para evitar complicações e não prejudicar o controle do diabetes.

Quer saber mais sobre diabetes, qualidade de vida e outras dicas úteis? Baixe o nosso e-book e confira o Guia sobre alimentação saudável para pessoas com diabetes, onde reunimos muitas dicas para você manter uma rotina controlada, desde o planejamento das refeições, a ida ao supermercado e a escolha e preparo dos alimentos. Confira!

A alimentação saudável é um dos pilares do tratamento do diabetes! Fique sempre de olho nas novidades do nosso blog!

Guia da Alimentação Saudável para pessoas com Diabetes

 

Deixar um Comentário