Saiba mais sobre hipoglicemia | Diário do Diabetes
Dia a dia Diabetes

Como prevenir a hipoglicemia e o que fazer quando ocorrer um episódio?

Saiba mais sobre a hipoglicemia, como evitá-la e que medidas tomar quando a taxa de glicose no sangue baixar rápido demais.

Fraqueza, tremores, tontura, suor frio, nervosismo e até desmaio. Todo mundo já ouviu falar que portadores de diabetes são mais propensos a apresentarem esses sintomas. Tais situações acontecem em casos de hipoglicemia, uma condição caracterizada pelos baixos níveis de açúcar no sangue de forma repentina. É bom que se saiba que, portadores de diabetes ou não podem apresentar tal distúrbio. Os quadros de hipoglicemia se instalam, quando aumenta a quantidade de insulina no sangue. Esse hormônio é produzido pelo pâncreas quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue. Esse esgotamento pode acontecer, entre os fatores mais comuns, por falta de alimentação (jejum), insuficiência hepática, cardíaca ou renal, produção exagerada de insulina pelo pâncreas ou por descontrole glicêmico causado pelo diabetes. A chave para evitar episódios de hipoglicemia, portanto, está no controle glicêmico.

Normalmente, é considerado hipoglicemia um nível de glicose abaixo de 70 mg/dl, embora esse número varie de acordo com cada paciente. Entre os possíveis sintomas estão também fome, nervosismo, ansiedade, sonolência, visão embaçada, taquicardia, formigamento ou dormência nos lábios e na língua, dor de cabeça, falta de coordenação motora, confusão mental e convulsões.

 

O que é hipoglicemia?

 

Hipoglicemia x hiperglicemia

Se a hipoglicemia é a falta de açúcar no sangue, o oposto (excesso de açúcar no sangue) é a chamada hiperglicemia. Ela acontece devido à pouca quantidade de insulina no organismo ou à incapacidade do corpo de utilizá-la adequadamente.


Causas da hipoglicemia

Diversos fatores podem causar hipoglicemia e todos eles têm a ver com o controle da sua taxa glicêmica. Se você intensificar a prática de atividade física sem os devidos ajustes na alimentação ou medicação, seus níveis de açúcar no sangue podem cair muito rápido. O mesmo acontece se você comer pouco, descontrolar a medicação ou exagerar no consumo bebidas alcoólicas.

Como tratar a hipoglicemia?

Caso você tenha um episódio de hipoglicemia, existem alguns cuidados que podem ser tomados de imediato para fazer sua taxa glicêmica voltar ao normal:

  • Ingira de 15 a 20 gramas de carboidratos simples. Isso equivale, por exemplo, a uma colher de sopa de açúcar dissolvida em água, uma colher de sopa de mel, 200 ml de refrigerante comum ou um copo de suco de laranja integral;
  • Espere 15 minutos e meça a sua taxa glicêmica. Se ela continuar baixa, consuma novamente a mesma quantidade de carboidratos;
  • Quando a glicemia voltar ao normal, se você não for fazer a próxima refeição em até duas horas, faça um lanchinho leve;
  • Não dirija em até uma hora após ter a hipoglicemia.

Se você desmaiar ou tiver convulsões, será preciso contar com a ajuda de outra pessoa – por isso é essencial orientar sua família sobre como agir. Uma importante medida preventiva é manter acessível uma ampola de glucagon, hormônio que estimula a liberação de glicose armazenada no fígado. É fundamental que algum familiar esteja preparado para fazer a aplicação quando necessário.

Logo após a utilização do glucagon, é preciso fazer uma refeição rica em carboidratos para repor as reservas. Seu médico deverá orienta-lo sobre a manutenção preventiva do hormônio. No entanto, se a pessoa que estiver com você durante o episódio de hipoglicemia não souber o que fazer, o melhor é chamar a ambulância.

Como prevenir a hipoglicemia?

Manter um bom controle da taxa glicêmica é a melhor forma de prevenir crises de hipoglicemia. O automonitoramento é a melhor forma de você conhecer seu corpo e seus sintomas. Com o passar do tempo, você vai perceber o seu corpo avisando que o nível de glicose no sangue está baixando rápido demais. Mas, mesmo que você já consiga identificar esses sinais, o monitoramento diário de glicemia deve ser uma prática constante para todo portador de diabetes, principalmente para aqueles que usam insulina de forma regular.

Quer saber mais sobre como controlar o diabetes? Baixe o nosso e-book e confira o Guia sobre alimentação saudável para pessoas com diabetes, onde reunimos muitas dicas para você manter uma rotina controlada, desde o planejamento das refeições, a ida ao supermercado e a escolha e preparo dos alimentos. Confira!

A alimentação saudável é um dos pilares do tratamento do diabetes!

Guia da Alimentação Saudável para pessoas com Diabetes

Deixar um Comentário