Dia Mundial da Saúde vs. Quarentena | Diário do Diabetes
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Dia Mundial da Saúde vs. Quarentena. Como Manter-se Saudável

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”

Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade.

Pensando nessa definição da OMS e associando com o momento atual que estamos vivendo, podemos perceber que todos nós estamos precisando cuidar ainda mais da nossa saúde, principalmente da mental. Toda esta situação tem o poder de afetar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, principalmente em casos como esse, de nível mundial.

Podemos usar o maior tempo em casa para iniciarmos hábitos que até então não tínhamos, com o intuito de fortalecer nossa saúde mental, física e social – mesmo de casa.

É importante que redescubramos novas formas de nos relacionarmos em família para que as crianças e também os adultos possam passar esse período de quarentena imposto pela infecção do COVID-19 com o menor impacto emocional possível.

Fizemos uma lista com algumas dicas de atividades para você manter e cuidar da sua saúde na quarentena – e depois dela também:

  • Fazer exercícios físicos guiados em casa:

    diversos aplicativos grátis oferecem treinos prontos que não precisam de aparelhos para serem realizados, trabalhando grupos musculares específicos e usando objetos comuns para a realização dos movimentos. As séries são exibidas em vídeos explicativos, em que profissionais fazem os movimentos para que você reproduza na prática, onde estiver.
    Entre as opções, estão o Nike Trainig Club, o 8Fit que além dos exercícios oferece dicas de planos alimentares (siga somente com orientação de um nutricionista) e o Exercícios em casa, todos grátis e disponíveis para Android e IOS.

  • Começar a ler um novo livro:

    sabe aquele livro que está na estante faz uns meses? Talvez a hora de tirar a poeira seja agora. A leitura ajuda acalmar a mente e nos deixa conectados com outra realidade, o que pode nos ajudar a deixar sãos neste momento. Caso você já tenha lido todos os livros que tem em casa, algumas plataformas como a Amazon e a Livraria Cultura estão disponibilizando e-books que podem ser baixados de graça.

  • Se alimentar bem e fazer receitas saudáveis:

    ficando em casa temos a tendência de comer mais e de forma irregular, mas é importante manter uma rotina e continuar a se alimentar de forma saudável. Aqui no blog, na seção “alimentação saudável” você encontra posts com dicas e informações para manter o equilíbrio alimentar. Aproveite e baixe também o Guia da Alimentação Saudável. Caso queira seguir sua dieta com produtos orgânicos, os sites Mercado Orgânico e Raizs vendem produtos direto do produtor.

  • Brincar com os seus filhos:

    embora a rotina dos pais que precisam fazer home office seja difícil, é possível ver esse tempo como aproximação e criatividade junto aos filhos. Criança pede e precisa de atenção. Propor jogos e brincadeiras pode aproximar a distrair as crianças neste momento de isolamento social. Algumas brincadeiras que ficaram no passado, podem voltar e entreter muito bem as crianças. Tente confeccionar um telefone com copos plásticos e barbante, conte uma história, dê papel, canetinha, lápis de cor, giz de cera e peça para as crianças desenharem os personagens para um teatro de fantoches, esconda um “tesouro”, escreva algumas dicas e deixe os pequenos com essa caça ao tesouro. No site Pais&Filhos você encontra outras dicas de brincadeiras.

  • Consumir arte:

    a arte faz parte da nossa vida e ajuda manter a vida saudável quando nos entrega entretenimento, reflexão, apreciação. Seja nos filmes, nas músicas, nas novelas, nas histórias em quadrinhos, nos teatros, nos museus e até no conteúdo que você consome na internet. Você pode se manter conectado com arte mesmo em casa, veja como: o site Melhor Destino, selecionou 30 museus do mundo que você pode visitar sem sair de casa. O Cirque Du Soleil disponibilizou seu espetáculo de 60 minutos com apresentações incríveis em vídeo para você assistir do seu sofá! No canal do Youtube da Turma da Mônica você encontra vídeos divertidos com história dos personagens em diversas situações. A companhia de teatro Le Plat du Jour disponibilizou em seu canal do Youtube 4 apresentações na íntegra para você assistir com seu pequeno do sofá também.

E lembre-se: fazer nada também faz parte do cuidar da saúde, caso você sinta-se cansado, sem criatividade ou indisposto para seguir algumas das tarefas listadas, tudo bem, cada um no seu tempo, dando seu melhor como puder.

É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre outros direitos básicos e fundamentais para o completo bem-estar e vida saudável individual e social.

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