Dia Mundial do Diabetes | Diário do Diabetes
Diabetes

Dia Mundial do Diabetes

Hoje é o dia mundial do diabetes e nós do Diário do Diabetes apoiamos a data e o mês novembro diabetes azul.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os cuidados e prevenção do Diabetes. O dia 14 de novembro foi escolhido também como uma homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting que descobriu a insulina em 1921, juntamente com seu assistente, o estudante Charles Best, na Universidade de Toronto.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira da Organização das Nações Unidas – grupo que oficializou a data.

DIABETES – PREVENÇÃO E CUIDADO

Diabetes é uma disfunção metabólica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida. Como principal consequência há o aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia).

Existem 425 milhões de pessoas em todo o mundo com diabetes, mais de um milhão são crianças e adolescentes com o diabetes tipo 1. No Brasil, o número estimado é de 14,5 milhões de pessoas e quase a metade desconhece o diagnóstico. O envelhecimento da população, a crescente prevalência da obesidade e do sedentarismo são considerados os principais fatores responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes mellitus em todo o mundo.

Existem dois principais tipos de diabetes. O tipo 1 e o tipo 2. O diabetes tipo 1 se manifesta quando o pâncreas perde sua capacidade de produzir insulina. Aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.  Já o tipo 2, aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a glicemia. É associada ao sobrepeso e à obesidade. Cerca de 90% das pessoas com diabetes são do tipo 2.

Tanto para o tipo 2 quanto para o tipo 1 são indicados a prática de atividades físicas e o controle da alimentação. Quem tem diabetes passa a ter uma vida mais saudável mesmo “sem querer” pois as boas práticas de alimentação saudável e a frequência de atividades físicas devem fazer parte do dia-a-dia do portador.  Com o tempo, é possível adequar a sua vida e ter prazer ao se alimentar bem e realizar atividades físicas que podem tornar-se Hobbies.

Listamos algumas atividades físicas que podem fazer parte do seu dia-a-dia:

–  Natação
– Hidroginástica
– Caminhada
– Dança
– Musculação
– Pilates
– Yoga

Essas foram só algumas sugestões de atividades que se encaixam para todas as idades, procure a que você mais se adapta e se identifica, começar é o passo mais difícil, depois dele, é só curtir.

 

 

Deixar um Comentário