Diabetes e Festas de Final de Ano | Diário do Diabetes
Alimentação Saudável Bem Estar Dia a dia Diabetes

Diabetes e festas de final de ano – Como aproveitar

Diabetes e festas de final de ano. Como aproveitar

Festas de final de ano chegando e é sempre bom lembrar que é possível comemorar, curtir e ainda assim manter a glicemia controlada.

Nesta época do ano costuma-se ter mesas fartas, comemorações sem hora para acabar, brindes com bebidas alcoólicas e nem sempre toda a família está preparada ou sabe lidar com quem convive com o diabetes, mas isso não é uma desculpa para não participar dessas grandes reuniões em família ou entre amigos.
Os pratos “típicos” dessa época, via de regra, são saudáveis, o que pode torná-los gordurosos ou com açúcar em excesso é o modo de preparo. Ter uma conversa franca e apresentar outras possibilidades de preparo dos alimentos para os “cozinheiros” das ceias de final de ano pode ser uma solução para quem tem que manter uma dieta saudável e também para quem não tem, afinal, qual o corpo que não merece comer bem? Caso essa conversa não seja possível ou a família seja resistente a alterações de receitas tradicionais, fique tranquilo, é possível estabelecer alguns passos e regrinhas para seguir e não ter complicações no dia seguinte.

Fizemos uma lista com algumas dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem peso na consciência:

Coma com moderação.

 É de extrema importância manter as porções que está acostumado a comer no dia a dia. Embora seja tentadora a mesa cheia de opções, é necessário levar em consideração a contagem de carboidratos e/ou o valor nutricional dos alimentos que for comer.

Mantenha seus horários regulares de refeição.

Mesmo que nessa época do ano os horários das refeições não sigam um padrão, não espere até a ceia ficar pronta para fazer as principais refeições, se for ficar fora por muito tempo, previna-se levando marmitinhas prontas.

Leia mais sobre planejamento alimentar

Prefira frutas a doces muito calóricos

As frutas são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Elas contêm frutose, um açúcar natural e podem saciar a vontade do doce, mas lembre-se, assim como todos os outros alimentos devem ser consumidas com moderação. Se não resistir ao doce, não esqueça de medir seu nível de glicose antes de ingeri-lo.

Saiba mais sobre controle do índice glicêmico

Evite bebidas alcoólicas.

Portadores de diabetes que mantêm a glicemia sob controle podem consumir bebidas alcoólicas, porém com moderação. O fígado é o órgão responsável por metabolizar o álcool ingerido e, também, responsável por controlar o nível de açúcar que circula no nosso sangue, quando ele fica sobrecarregado, precisa se “dividir” entre regular a glicemia e metabolizar o excesso de álcool no corpo, fazendo com que os níveis de taxa glicêmica caiam, aumentando o risco de hipoglicemias.

 Saiba mais sobre os cuidados necessário para o consumo de bebidas alcoólicas

A escolha da água pode ser útil para limitar outras bebidas açucaradas além de exercer um papel importantíssimo na eliminação de substâncias tóxicas no organismo. A água também é responsável pelo transporte de nutrientes no sangue, levando oxigênio e sais minerais para as células. Na digestão, a água colabora para a composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento no organismo.

Tenha um boa noite de sono.

Apesar das festas não terem hora para acabar é importante que você tenha uma boa noite de sono para evitar que o corpo precise aumentar a produção de insulina. Quando o organismo está descansado os hormônios ficam mais equilibrados e ajudam no controle do diabetes.

Essas foram nossas dicas rápidas para as festas de final de ano. Quais são as suas para compartilhar conosco?

Deixar um Comentário