Férias de Verão e Diabetes | Diário do Diabetes
Bem Estar Dia a dia Diabetes

FÉRIAS DE VERÃO E DIABETES

Janeiro é época de férias de verão e embora o diabetes não tire férias é possível aproveitar sua viagem plenamente.

 

Você sabia que o índice de glicose no sangue também pode estar relacionado com mudança de humor e produção de hormônios?  Durante as férias as pessoas geralmente ficam mais relaxadas e menos estressadas, o que pode ajudar amenizar os níveis de glicemia. Quando você está de férias, sua rotina de trabalho e de casa mudam, você sem perceber pratica mais atividades físicas ao caminhar no sol, andar de bicicleta, nadar… e devido ao calor tende a comer alimentos mais leves.

Embora as férias tragam benefícios para o controle do nível glicêmico é necessário ter algumas precauções ao viajar, afinal, você estará longe de casa e por isso é preciso preparar um “kit viagem” que atenda a qualquer imprevisto que venha acontecer.

O medidor da glicemia (glicosímetro), os aparelhos e medicamentos de uso diário devem ser colocados na bagagem de mão, evitando que eles danifiquem e garantindo a utilização durante o percurso, caso preciso.

Se a viagem for de avião, é exigido levar a prescrição e uma declaração médica atestando que o paciente tem diabetes e está com a insulina e outros medicamentos para utilizá-los quando necessário. Caso seja para o exterior, o ideal seria levar um atestado em inglês comunicando ser portador de diabetes e usuário de insulina.

Para quem vai dirigir, vale lembrar alguns cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois do caminho. O teste de glicemia deve ser feito antes de sair de casa, e a cada três ou quatro horas de direção (ou quando suspeitar de hipoglicemia). Durante as paradas, caminhar um pouco e alongar as pernas é muito importante para evitar dores e inchaços.

Como sugestão, montamos uma mala de mão com os itens principais que você não pode deixar de levar:

Carteirinha de Identificação Tenho Diabetes para caso de mal estar seu atendimento ser mais rápido e preciso;

– Lista de medicamentos prescrita por seu médico em casos de emergências;

– Medidor de Glicose;

– Bateria extra para o medidor;

– Tiras de teste e lancetas descartáveis

Álcool Swabs para caso precise realizar um teste em um local que não tenha água corrente e sabão para higienizar as mãos;

– Insulina;

– Lanchinhos rápidos e doces para o caso de níveis baixos de glicose no sangue;

–  Curativos para casos de cortes ou ferimentos leves.

Com relação às quantidades, faça uma conta de quanto irá gastar de insumos em sua viagem e leve o dobro de insumos. Isso garantirá que sua viagem seja ainda mais tranquila.

Além da bagagem de mão com todos os itens essenciais, alguns cuidados extras serão necessários ao realizar uma viagem:

Cuidado com os pés. Andar descalço nessa época do ano é uma tentação, mas se você tem diabetes é preciso atenção aos possíveis ferimentos. O processo de cicatrização pode ser mais lento em alguns casos, fazendo com que o risco de infecções seja mais alto. Use sapatos confortáveis e respiráveis durante a viagem.

Preste atenção aos horários das refeições. Com a quebra de rotina e o cardápio disponível com opções limitadas, ter lanchinhos prontos e frutas a fácil alcance é uma alternativa para manter a rotina de comer saudável e de 3 em 3 horas.

DICA PARA SE REFRESCAR: Água aromatizada é uma opção para se refrescar nos dias quentes do verão. Use rodelas de frutas como maçã, abacaxi, laranja, limão e algumas especiarias como hortelã, canela em pau para dar sabor a sua água e deixá-la refrescante. Caso queira tomar água de coco, considere como o consumo de uma fruta pois a quantidade de carboidratos e frutose é relativamente alta e pode ter interferência na glicemia. Os picolés recomendados são os a base de água e frutas e se possível sem adição de açúcar.

Tenha mais cuidado ao armazenar sua insulina. Evite expor os frascos ao calor excessivo e use sempre uma bolsa térmica para carregá-las. Se sua viagem for de avião não despache os frascos na bagagem pois a baixa temperatura do compartimento de cargas pode congelar a insulina.

Aproveite as férias para relaxar e aproveitar o verão, beba muita água e nunca se esqueça que sua “companhia” precisa de cuidados especiais em qualquer época do ano.

Deixar um Comentário