O que é diabetes? | Diário do Diabetes
Diabetes

O que é diabetes?

O Diabetes é uma disfunção metabólica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida. Como principal consequência há o aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia).

 

O que é insulina?

A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas durante a digestão dos alimentos. Sua função é auxiliar a glicose a entrar nas células do corpo. Ela é responsável por controlar a quantidade de glicose que circula no sangue, com objetivo de mantê-la em níveis saudáveis para nosso organismo.

 

Tipos de Diabetes

 

Tipo 1

 

Se manifesta quando o pancrêas perde sua capacidade de produzir insulina. Aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.

 

Tipo 2

 

Aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a glicemia. É associada ao sobrepeso e à obesidade. Cerca de 90% das pessoa com diabetes são do tipo 2.

 

Gestacional

 

Caracterizada pela elevação da glicemia durante a gestação por conta da mudança hormonal na qual a mulher passa, pode trazer complicações para o bebê: peso maior do que 4kg, hipoglicemias, etc.

 

Outros tipos

 

Entre o tipo 1 e o tipo 2, foi identificado ainda o Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA). É um processo autoimune que resulta na perda das células betas do pâncreas. Existe ainda o Diabetes Insípido, que não possui relação direta com o Diabetes Mellitus.

 

Pré-diabetes

O pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose estão acima do normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de diabetes. Está ligado ao sedentarismo, dieta inadequada, obesidade, além de outros. É possível evitar o surgimento do diabetes com mudanças de hábitos.

 

Sintomas do Diabetes

 

Principais Fatores de Risco

 

Deixar um Comentário