PÉS DE OUTONO, VOCÊ SABIA QUE EXISTEM? | Diário do Diabetes
Bem Estar Dia a dia Diabetes

PÉS DE OUTONO,
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM?

Aqui na clínica na época do outono percebo que os pés apresentam alterações visíveis e que a atenção deve ser intensificada nessa época, pois as temperaturas mais baixas e pouca umidade, aumenta o risco de contaminação por fungos.

“Quem não toma os devidos cuidados com a pele dos pés pode sofrer também com unhas encravadas, manchas esbranquiçadas e rachaduras nas regiões plantares que, muitas vezes, são bastante dolorosas”.

Além da frieira existem as outras micoses dos pés, que podem ser transmitidas por contato direto com uma pessoa infectada ou com superfícies contaminadas, como pisos de banheiros e vestiários. Estas micoses costumam coçar e levar a descamações na planta dos pés. Normalmente que as pessoas acham que é causado por ácido úrico, na planta dos pés, geralmente é uma micose que pode ser tratada. Não tem relação com o ácido úrico, e com o portador do pé diabético o cuidado e atenção deve ser redobrado, porque qualquer lesão por fissuras mais profundas ou micro cortes pela descamação podem acarretar em lesões que venham evoluir para úlceras.

Mas ai vc me pergunta, “Andréa o que fazer?” Calma vou te dar as orientações e seus pés no Outono também terão saúde.

✔️Hidratação à base de ureia

O mais necessário e eficiente cuidado para se ter com os pés é a hidratação. Assim, o recomendável é aplicar um hidratante na região após o banho e, em seguida, colocar uma meia para intensificar a ação do produto na derme. Para evitar o ressecamento, recomenda-se que soluções à base de ureia sejam utilizadas uma vezes ao dia e para diabéticos cremes com baixa concentração de ureia.

✔️Esfoliação com um bom creme esfoliante

Remover as células mortas e as bactérias do tecido cutâneo também é muito importante. Uma rápida aplicação pode dar conta do recado quanto aplicada na área semanalmente.

✔️Óleo de amêndoas

Aplicar óleo de amêndoas nos pés todas as noites, com movimentos de massagem, ajuda a revitalizar a pele da região. Além disso, algumas dessas fórmulas são indicadas para serem utilizadas em conjunto nos membros superiores.

✔️Secar bem sempre

Pode parecer bobagem, mas, na verdade, secar os pés com cuidado também é um truque para combater as indesejadas micoses. Secar com papel ou toalha macia na parte de cima, na plantar e também no meio dos dedos do pé evita a umidade e, consequentemente, a presença dos fungos.

✔️Uso dos calçados

Outro item importante para garantir pés saudáveis é não usar o mesmo sapato com frequência, variando entre os modelos encontrados no armário. Isso porque os tipos abertos tendem a ressecar muito os pés, enquanto os fechados facilitam a vida de fungos.

Existem no mercado muitas marcas para o cuidado dos pés diabéticos, porque não é qualquer cosmético que deve ser usado, ler a concentração e componentes é muito importante, e também a visita mensal ao podólogo, esse profissional poderá te indicar os cosméticos corretos. Cuide de seus pés

Deixar um Comentário