Saiba mais sobre o índice glicêmico e por que é importante identifica-lo nos alimentos | Diário do Diabetes
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Saiba mais sobre o índice glicêmico e por que é importante identifica-lo nos alimentos

Observar o índice glicêmico dos alimentos é muito importante para quem tem diabetes. Quando você consome um alimento, parte dos nutrientes se transforma em glicose (energia). No entanto, o problema é quando a glicose chega rapidamente ao organismo. Quando isso acontece, o açúcar é liberado de forma acelerada e o corpo cria um desequilíbrio, alterando a taxa de glicemia. O organismo de quem tem diabetes não consegue corrigir esse descontrole agudo e pode sofrer com simples tonturas e desmaios, como graves consequências, como a falência de órgãos.

Mas o que é o índice glicêmico (IG) dos alimentos e por que ele é tão importante? Neste post, vamos falar um pouco sobre o assunto. Você também vai saber qual é a classificação do Índice Glicêmico de alguns alimentos e porque esse índice ajuda no controle do diabetes. E aí, gostou do tema do nosso artigo? Então, acompanhe a leitura!

O que é o índice glicêmico?

O índice glicêmico (IG) é um fator que diferencia e classifica os carboidratos entre simples e complexos. Este índice está relacionado com a quantidade de açúcar presente no alimento e de que maneira a ingestão irá afetar o nível de glicose no sangue de quem o consome. É importante saber que, cada vez que ingerimos vários tipos de carboidratos, eles são absorvidos de maneiras diferentes e chegam à corrente sanguínea com diferentes velocidades. E é exatamente essa velocidade na absorção e o impacto causado no organismo que os diferenciam. Portanto, podemos dizer que o índice glicêmico representa a velocidade com que um alimento rico em carboidratos libera açúcar no sangue de quem o consome.

Qual é a classificação do índice glicêmico?

Alimentos de Alto Índice Glicêmico

Alimentos com alto Índice Glicêmico são os que possuem mais de 75 IG. Quando você consome este tipo de alimento, é sinal de que seu organismo terá que liberar grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose dentro da normalidade. No entanto, a partir do momento que a produção desse hormônio aumenta de forma constante e recorrente, o corpo passa a sofrer danos, principalmente nos rins, nervos e olhos.

As consequências desse tipo de alimento em excesso no organismo é o acúmulo de gordura, levando à obesidade, o que pode piorar o quadro de resistência à insulina, e consequente desenvolvimento do diabetes tipo 2. Em relação aos alimentos com alto índice glicêmico, podemos citar todos os que são à base de farinha refinada como pães, macarrão, bolo, pizza etc. Também são exemplos, os cereais matinais, a batata inglesa e os refrigerantes comuns. Portanto, quem é diabético e sofre para controlar os níveis de insulina no sangue, deve prestar muita atenção aos IG daquilo que consome.

Alimentos de Baixo Índice Glicêmico

Já em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma pesquisa sobre o índice glicêmico dos alimentos. Segundo a entidade, alimentos com IG menor que 75, diminuem o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.  De acordo com o estudo, esses alimentos colaboram no controle dos níveis de insulina, aumentando a saciedade, e auxiliam no processo de emagrecimento.

Para saber quais são os alimentos com baixo índice glicêmico, preste atenção na lista que preparamos:

  • Alimentos com farinha de trigo integral;
  • Oleaginosas;
  • Frutas como Damasco e Maçã;
  • Farelo de arroz;

Alimentos de Médio Índice Glicêmico

O índice glicêmico médio é de 50 a 70. Dentro desse índice estão os alimentos à base de lactose, frutas como kiwi, laranja e morango. Grãos como feijão preto, ervilha e grão de bico. As massas integrais, batata doce, inhame e chocolate amargo.

Qual é a importância de conhecer o índice glicêmico dos alimentos?

Os alimentos com alto índice glicêmico fazem com que o seu corpo desenvolva resistência à insulina. Isso acontece porque o corpo humano produz e libera uma quantidade maior do hormônio cada vez que um alimento dessa categoria é ingerido. Por isso, portadores de diabetes devem sempre consumir alimentos de menor índice glicêmico. Já os alimentos com médio IG podem ser consumidos moderadamente, dando preferência aos ricos em fibras.

Portanto, os alimentos de alto IG devem ser evitados. Porém, caso você queira consumir alimentos deste grupo, a dica é usar técnicas para melhorar o IG. Um exemplo é o pão branco para a hora do lanche. Para reduzir o IG, basta associar o consumo de fibra na mesma refeição. Isso torna a absorção mais lenta e menos prejudicial ao organismo.

Por que conhecer o Índice Glicêmico dos alimentos ajuda no controle do diabetes?

É importante que você escolha bem os alimentos que deseja consumir. Em cada situação e hora do dia deve-se levar em consideração o IG do que se come. Essa escolha pode ajudar a controlar o diabetes. Assim, os carboidratos de baixo índice glicêmico promovem a estabilidade da glicemia e devem ser preferidos.

Viu como é importante tomar cuidado com o que você consome? A partir de agora, você poderá escolher os alimentos com baixo índice glicêmico, não é verdade? Mas não se esqueça: além dos cuidados com a alimentação, é necessário controlar o diabetes por meio do aparelho medidor de glicemia! Só assim terá disposição e uma vida mais saudável!

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A alimentação saudável é um dos pilares do tratamento do diabetes!

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