Você sabe o que é Nefropatia Diabética? – Diário do Diabetes
Diabetes

Você sabe o que é Nefropatia Diabética?

        A Nefropatia é um termo usado para representar uma doença ou disfunção renal, essa a qual se enquadra nas complicações crônicas microvasculares, trata-se de uma complicação crônica do diabetes que afeta aproximadamente 20% a 30% das pessoas com DM1 OU DM2. Sendo essa patologia uma das responsáveis pelos novos casos de insuficiência renal em pacientes submetidos á hemodiálise, correspondendo 7 de 9 dos pacientes que necessitam desse procedimento. Além disso, é preciso enfatizar que a ND tem sido associada ao aumento significativo da mortalidade, principalmente a nível cardiovascular.

  Quando há a presença de pequenas quantidades de albumina na urina, isso representa o estágio inicial da nefropatia diabética, que pode ser chamada de microalbuminúria ou nefropatia incipiente. Já no estágio avançado, é caracterizada a nefropatia clínica (macroalbuminúria ou proteinúria), sendo a fase terminal, aquela em que há insuficiência renal. Geralmente, os indivíduos que apresentam essa condição clínica, já possuem outras condições crônicas associadas, como por exemplo: retinopatia diabética, doença macrovascular e HAS.

    Nos EUA, a Nefropatia diabética é a causa mais comum da síndrome nefrótica e doença renal em estágio terminal, correspondendo a 50% dos casos. E aqueles que necessitam de diálise ou transplante, corresponde a 25%. Em portadores de DM1, a prevalência da insuficiência renal é aproximadamente de 40%. Já nos casos, de DM2 a prevalência é de 20 a 30%.

  É preciso enfatizar que em alguns indivíduos, embora haja um gerenciamento glicêmico inadequado, eles não desenvolvem nefropatia diabética nos primeiros 10 a 15 anos da doença, o que os deixam aparentemente protegidos dessa complicação, devido a isso, acredita-se que haja algum fator genético predisponente além dos fatores de risco habituais, por exemplo: a hiperglicemia, HAS, dislipidemia e tabagismo.

REFERÊNCIAS:

  1. CHEEVER, K.H.; BRUNNER, L.S.; SUDDARTH, D.S.; Brunner e Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 13 ed. vol 1 e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
  2. Nefrologia e Diálise. Hospital Sírio Libânes, 2019. Disponível em: Nefropatia Diabética – Nefrologia e Diálise – Especialidades – Hospital Sírio-libanês (hospitalsiriolibanes.org.br). Acesso em. de maio. de 2022.

Deixar um Comentário