Você sabe o que é pré-diabetes? – Diário do Diabetes
Diabetes

Você sabe o que é pré-diabetes?

 

  A população carece de conhecimento acerca do diabetes, uma das coisas que explica essa condição é o fato de que, uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira do Diabetes (SBD) em parceria com o laboratório farmacêutico Abbott, apontou que apenas 30% dos pacientes sabiam o conceito de pré-diabetes.

   O termo pré-diabetes é utilizado quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão acima da meta, entretanto, não são suficientes para determinar um diagnóstico de Diabetes tipo 2.

O grupo de alto risco para o desenvolvimento dessa condição são: obesos, hipertensos e indivíduos com alterações nos lipídios. É preciso enfatizar que, pessoas com pré-diabetes, 50% delas irão desenvolver a patologia, todavia, é um período que a situação ainda pode ser reversível, através da adoção de um estilo de vida saudável, com a implementação de mudanças nos hábitos alimentares, bem como, a inserção de exercícios físicos durante a semana.

Infelizmente, muitos que recebem a classificação de pré-diabetes, acabam não atentando-se aos malefícios do problema, sendo que, esse pode ocasionar prejuízo aos nervos e artérias e consequentemente favorecer outras condições clínicas de saúde, como por exemplo: infarto agudo do miocárdio (IAM) e derrames.

  Para 60% dos pacientes, aderir a dieta é um dos pontos mais difíceis para o manejo do nível glicêmico, ao todo, 95% demonstram dificuldades com a perda de peso, exercícios físicos regulares e alimentação saudável.

     Dessa forma, é preciso dar ênfase que, assim como o Diabetes tipo 2, o pré-diabetes pode chegar à vida dos seres humanos de forma que não percebam, por isso, é necessário ter consciência dos riscos e buscar os diagnósticos, especialmente se o pré-diabetes estiver incluindo o que se intitula como síndrome metabólica, que inclui: pressão alta, alto nível de LDL e triglicérides e/ou baixo nível de HDL, sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em torno da cintura.

REFERÊNCIAS:

1.DIABETES. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2022. Disponível em: https://diabetes.org.br/#diabetes. Acesso em 23 de jun. de 2022

Deixar um Comentário