Os rins estão entre os órgãos mais afetados pela hiperglicemia persistente. Segundo o nefrologista Pedro Tulio Rocha, presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro, o diabetes é uma das principais causas de doença renal crônica no país. Dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2023 mostram que 32% dos pacientes em diálise são …
Os rins estão entre os órgãos mais afetados pela hiperglicemia persistente. Segundo o nefrologista Pedro Tulio Rocha, presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro, o diabetes é uma das principais causas de doença renal crônica no país. Dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2023 mostram que 32% dos pacientes em diálise são pessoas com diabetes.
Isso acontece porque o excesso de glicose danifica diretamente as estruturas dos glomérulos e túbulos renais, além de favorecer o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos (aterosclerose), comprometendo a circulação renal. Como os rins são órgãos altamente vascularizados, eles sofrem significativamente com essas alterações.
Além disso, o diabetes pode prejudicar os rins indiretamente, por meio de complicações em outros órgãos, como o coração e o fígado. O quadro pode começar ainda no estágio de pré-diabetes, mas tende a se agravar com a progressão da condição, especialmente quando associada à hipertensão arterial.
Prevenção é o melhor caminho
A sobrecarga provocada pela hiperglicemia e pelas alterações vasculares torna o diabetes uma das principais causas de insuficiência renal e necessidade de diálise. Por isso, é fundamental manter um controle rigoroso da glicose e acompanhar a saúde renal de perto.
Pessoas com diabetes ou pré-diabetes devem:
- Realizar exames de função renal regularmente
- Monitorar a glicemia com frequência
- Seguir uma dieta adequada
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de sal
- Manter a pressão arterial sob controle
Com o devido acompanhamento e adoção de hábitos saudáveis, é possível prevenir complicações graves e garantir mais qualidade de vida.
Você está com seus exames em dia? Já fez seu check-up este ano? Na dúvida, sempre converse com seu médico.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/diabetes-nao-controlado-pode-causar-problemas-cardiovasculares