Existem dois métodos que podem ser utilizados para fazer a contagem de carboidratos, a fim de auxiliar no controle glicêmico. Neles consideramos a quantidade em gramas de carboidratos, consumida através das refeições, de acordo com os dados disponíveis nas informações nutricionais, nos rótulos ou nas tabelas de com posição dos alimentos. Ao aprender a contar …
Existem dois métodos que podem ser utilizados para fazer a contagem de carboidratos, a fim de auxiliar no controle glicêmico. Neles consideramos a quantidade em gramas de carboidratos, consumida através das refeições, de acordo com os dados disponíveis nas informações nutricionais, nos rótulos ou nas tabelas de com posição dos alimentos. Ao aprender a contar a quantidade de carboidratos, você tem maior variedade para escolher os alimentos que irão compor o seu plano alimentar e também fazer um controle preciso da sua glicemia.
1) Método de substituição ou escolhas de carboidratos:
Os alimentos são agrupados, em uma lista, de acordo com a equivalência nutricional e a quantidade de carboidratos que possuem , sempre com uma média de 15 gramas de carboidrato por grupo.

2) Método de gramas de carboidratos: Constitui-se na som a das quantidades em gramas de carboidrato de cada alimento ingerido, de acordo com as informações contidas nas tabelas e rótulos dos produtos. É importante reforçar que o peso total do alimento (em gramas) é diferente da quantidade de carboidratos (em gramas) contidas naquela porção.

Concluímos que a contagem de carboidratos é uma estratégia eficaz para um melhor controle glicêmico, proporcionando mais liberdade na escolha dos alimentos sem comprometer a saúde. Ao dominar os métodos disponíveis — seja por substituição ou pelo cálculo em gramas —, é possível ajustar a alimentação de forma personalizada, garantindo equilíbrio e previsibilidade nos níveis de glicose no sangue. Com conhecimento e prática, a alimentação pode ser mais flexível e alinhada às necessidades individuais, contribuindo para um manejo mais eficiente do diabetes.
Fontes: www.diabetes.org.br / www.anvisa.com.br / www.nestle.com.br / www.paodeacucar.com.br / fcp.usp.br/tabela