MITOS E VERDADES SOBRE O DIABETES

Existem diversos mitos e verdades acerca do Diabetes, no assunto de hoje iremos
abordar os 7 principais mitos e verdades relacionada à essa condição de saúde.

Pessoa com diabetes não pode consumir frutas – MITO
Embora sejam ricas de carboidratos, as frutas são alternativas saudáveis, todavia, o seu consumo deve ser feito em porções controladas. Dando preferência as mais fibrosas, como por exemplo, maçã, pêra, limão e laranja. Aquelas que possuem um alto índice de gordura, como por exemplo, o abacate, também terão menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido de forma lenta. Vale lembrar que as frutas têm açúcar, dessa forma, quando consumida excessivamente, elas descontrolar o nível glicêmico.

Produtos dietéticos só com moderação – VERDADE
Por se tratar de produtos isentos de açúcar, pensos que são saudáveis, entretanto, alguns podem ter calorias a mais se comparado ao alimento convencional, temos como o exemplo o chocolate diet. Isso ocorre com o objetivo de que seja palatável, mas pode representar risco para a saúde da pessoa com diabetes, que é mais propenso a doenças metabólicas, como dislipidemia.


Mel pode ser ingerido livremente – MITO
Apesar de natural, o mel tem alto teor de frutose e glicose e, logo, sua ingestão deve ser controlada e compensada dentro de uma dieta balanceada. Pois mesmo que tenha um teor inferior ao açúcar refinado, ainda assim, a sua ingesta exacerbada pode causar desajuste no nível de glicemia.


Bebida alcoólica pode ser consumida com moderação – VERDADE
O uso de bebida alcoólica não é integralmente proibido, porém, é preciso ter cuidado, devido aos riscos de hipoglicemia, em especial, os pacientes em uso de insulina e medicamentos estimuladores da produção do hormônio insulina. 


Chá ajuda a controlar o diabetes? – VERDADE
Chás, assim como o café e a canela, possuem propriedades antioxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia, porém não há estudos científicos de alto nível que evidenciem e garantam a eficácia de chás e plantas medicinais. Vale lembrar que os chás não têm efeito curativo do diabetes, servindo apenas como auxílio no manejo da diabetes.


O preparo do alimento muda o índice glicêmico – VERDADE
A forma a qual o alimento é preparado e o seu acompanhamento interferem o índice glicêmico do alimento. Um exemplo disso é o suco de laranja, esse a qual tem uma taxa maior do que a própria fruta, já que é consumida sem o bagaço, rico em fibras. No acompanhamento, deve incluir então, proteína ou gordura na refeição, cujo objetivo é retardar a absorção dos carboidratos. 


Doces são completamente proibidos – MITO
Os doces não são completamente proibidos, todavia, precisamos ter atenção quanto a eles, uma vez que eles não apresentam fibras consideráveis em sua composição. E o excesso de glicose na corrente sanguínea, pode desencadear oxidação excessiva dos órgãos, vasos sanguíneos, aumentando a suscetibilidade do indivíduo aos eventos de piora, com comprometimento renal e ocular.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn