RÓTULO DE ALIMENTOS: UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO AOS CONSUMIDORES

 O Guia Alimentar para a População Brasileira engloba dez passos simples para que tenhamos uma alimentação saudável. Um desses passos recomenda que seja evitado o consumo de alimentos ultraprocessados.

  Ao falarmos desse tipo de alimento, geralmente as pessoas dizem sentir dificuldade para a leitura e interpretação das informações contidas nos rótulos, porém, as descrições sobre o alimento são fundamentais para direcionar as nossas escolhas, tornando-as mais saudáveis.

Quanto a lista de ingredientes, essa expõe os ingredientes que compõem o produto, a lista deve estar em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto, enquanto o último é aquele que está em menor quantidade.

 E em relação à informação nutricional essa deve apresentar quantidade da porção do alimento em gramas ou mililitros, o correspondente em medida caseira, em uso de utensílios domésticos, como por exemplo: colher, xícara, copo, entre outros. A porção descrita também é relevante para fins de observação, especialmente para quem faz a contagem de carboidratos. Deve ainda se atentar a quantidade de sódio presente na composição do produto, já que, se houver consumo excessivo, pode ocasionar o aumento da pressão arterial, em suma, é preciso se atentar à porcentagem de valor diário (%VD), que indica a quantidade de nutriente que o alimento apresenta em relação a uma dieta saudável. 

Por isso, realizar a leitura dos rótulos é indispensável, para a promoção da consciência de consumo saudável, permitindo aos indivíduos que façam escolhas ideais para a manutenção de sua saúde. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn